sexta-feira, 15 de abril de 2011

Instituto dos EUA cria “atlas” online do cérebro humano

Agora é possível navegar pelo cérebro humano.


Postado por Daniel Pavani- Geek

O Instituto Allen de Ciência do Cérebro, dos Estados Unidos, criou um banco de dados online de imagens de cérebros humanos, em uma espécie de atlas para que as pessoas saibam mais sobre o cérebro e cientistas possuam uma boa fonte de pesquisa.

O projeto é uma criação do co-fundador da Microsoft, Paul Allen e custou cerca de U$ 55 milhões (cerca de R$ 87 milhões), conta o siteFareastgizmos. Nele, foram identificados mais de mil localizações anatômicas do cérebro humano, em mais de 100 milhões de dados, que ligam os pontos a expressões genéticas específicas e características bioquímicas.

Os dados foram coletados de dois cérebros de pessoas adultas, doados para pesquisa. Os pesquisadores encontraram uma similaridade de 94% entre os órgãos e descobriram que pelo menos 82% dos genes humanos estão expressados no cérebro.





Para quem tem curiosidade de verificar como funciona o atlas online do cérebro, a página é human.brain-map.org. Até o final de 2012, as informações de pelo menos mais 8 cérebros devem ser adicionadas ao atlas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário